Putin e Kim Jong-un se reúnem pela primeira vez nesta quinta (25)
Esta não é a primeira vez que Vladimir Putin recebe um líder norte-coreano
Vladivostoq, cidade portuária no leste da Rússia, foi escolhida para o primeiro encontro entre o ditador norte-coreano Kim Jong-un e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que acontece nesta quinta-feira (25).
Em pauta estará mais uma vez a difícil tarefa de como conseguir apoio político e diplomático para chegar a um acordo sobre a questão nuclear na península coreana, coisa que o país asiático não conseguiu fazer com Donald Trump, já que o assunto foi deixado de lado desde a última reunião dos dois em fevereiro desse ano no Vietnã.
Agora, Kim Jong-un tenta uma outra jogada para obter apoio internacional e acabar com as sanções norte-americanas. Nas últimas semanas, a Coreia do Norte criticou o pedido do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, para que o regime comunista desse prova da desnuclearização.
Esta não é a primeira vez que Vladimir Putin recebe um líder norte-coreano. Em 2002, como primeiro-ministro ele recebeu Kim Jong Il. O pai de Kim Jong-un voltou a visitar a Rússia em 2011, na época o presidente russo ainda era Dimitri Medvedev.
*Informações do repórter Victor Moraes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.