Putin envia recado a Trump e debocha da Otan

Presidente russo declara que, caso os Estados Unidos enviem à Ucrânia mísseis de longo alcance, a dinâmica da guerra pode ‘mudar completamente’

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2025 10h46
  • BlueSky
EFE/EPA/MIKHAIL METZEL / SPUTNIK / KREMLIN Presidente russo Vladimir Putin discursa durante uma sessão plenária da 22ª reunião anual do Valdai Discussion Club, em Sochi Presidente russo Vladimir Putin discursa durante uma sessão plenária da 22ª reunião anual do Valdai Discussion Club, em Sochi

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou recados duros ao presidente americano Donald Trump e alertou para uma “escalada perigosa” no conflito na Ucrânia caso os Estados Unidos avancem com o envio de armamentos de longo alcance. As declarações foram feitas durante um fórum em Sochi. O líder russo também aproveitou a ocasião para ironizar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e países europeus.

A principal advertência de Putin focou no possível envio dos mísseis Tomahawk de longo alcance pelos Estados Unidos à Ucrânia. O presidente russo declarou que, se confirmada, essa ação “poderia mudar completamente a dinâmica da guerra”. Os mísseis podem alcançar até 2.500 km, o que colocaria grandes cidades russas, como Moscou e São Petersburgo, sob a mira ucraniana.

O alerta ocorre enquanto o cenário da guerra passa por uma intensificação e levanta o debate sobre a relação, que parece ter esfriado, entre Putin e Donald Trump.

Em tom jocoso, Putin criticou a fala dos Estados Unidos que descreve a Rússia como um “tigre de papel”. O presidente russo rebateu a avaliação, questionando o que seria a OTAN e sugerindo que os europeus “não teriam como competir militarmente com a Rússia”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A ironia se estendeu à Dinamarca, quando o espaço aéreo dinamarquês foi invadido por drones em pelo menos quatro ocasiões. Putin afirmou que “vai parar de enviar drones para a Dinamarca”, insinuando uma responsabilidade russa nos episódios, que não foram negados nem confirmados pelo Kremlin.

*Com informações de Luca Bassani

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.