Quarentena de brasileiros que saíram da China completa uma semana no domingo
Os brasileiros que estão em quarentena na base aérea de Anápolis, em Goiás, vão participar de um culto inter-religioso neste domingo (16). Na celebração, estarão presentes o arcebispo militar do Brasil, Dom Fernando, um pastor evangélico e um monge budista.
A intenção do governo é oferecer um suporte espiritual independente da religião de cada um. Para o comandante da Ala 2 da Base Aérea, coronel-aviador Gustavo Pestana, a realização do culto não apresenta perigo de contaminação porque, segundo ele, todos usarão os equipamentos de proteção individual.
De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra, o local do isolamento é extremamente seguro. “Aqui em Anápolis nós temos o modelo idela. Uma área limitada, segura, com procedimentos em dia alinhados com o que há de mais moderno no mundo, recursos humanos.”
Um novo teste para avaliar a presença do novo coronavírus deve acontecer na próxima semana. Esse é o segundo de três exames previstos até o fim da quarentena, no dia 26 de fevereiro.
A primeira amostra deu negativo para a doença e, até o momento, todos os repatriados permanecem sem apresentar sintomas.
O diplomata da Embaixada do Brasil em Pequim, Flavio Pazeto, diz que pretende voltar para a China após o período de isolamento. “Temos ainda um período das nossas missões para cumprir em Pequim. Após finalizada a quarentena, retomaremos nosso trabalho na capital chinesa.”
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil monitora 4 casos suspeitos do novo coronavírus. São dois no Rio Grande do Sul, um em São Paulo e um no Paraná.
Desde o começo do surto, 43 suspeitas da doença já foram descartadas e nenhum caso foi confirmado.
*Com informações da repórter Letícia Santini
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.