Quase metade dos brasileiros ainda não tem tratamento de esgoto no País, aponta ANA

  • Por Jovem Pan
  • 27/09/2017 07h54
Valter Campanato/ABrNo levantamento feito pela Agência Nacional de Águas foram analisados os serviços de esgotamento sanitário em todos os 5.570 municípios brasileiros

Estamos em 2017 e o Brasil ainda tem 45% de toda a população vivendo sem qualquer tipo de tratamento de esgoto. Um estudo inédito sobre o saneamento básico no País, produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA), mostra que, todos os dias, mais de cinco mil toneladas de esgoto não tratado são despejadas em rios e vão parar ainda em reservatórios de água, mananciais e lagos.

Mas você sabe o que isso significa no seu cotidiano?

O Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Roberval Tavares de Souza, explicou: a associação é direta – melhor saneamento básico é igual melhor saúde pública. “Nós temos estudos que demonstram que mais investimentos em saneamento melhores indicadores de coleta geram melhores indicadores de saúde”.

A pesquisadora Anne Jardim Botelho, conseguiu enxergar isso na prática. Há dez anos, a doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Medicina de Liverpool acompanhou crianças que tinham entre sete e 11 anos de idade na região do vale do Mucuri, em Minas Gerais, sem acesso ao saneamento básico.

Mais da metade dos pesquisados desenvolveram a presença de vermes que provocavam doenças que levavam a um baixo rendimento escolar, e prejudicavam a qualidade de vida das crianças. “Então, um resultado mais imediato para crianças seria anemia e anemia, por sua vez, pode trazer prejuízos na imunidade da criança e na cognição”, disse.

No levantamento feito pela Agência Nacional de Águas foram analisados os serviços de esgotamento sanitário em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Em 27% deles não só não tem tratamento, como não ocorre, sequer, a coleta do esgoto. O Brasil precisaria investir R$ 150 bilhões para garantir saneamento básico a todos os moradores até o ano de 2035.

*Informações da repórter Helen Braun