Quatro semanas após partir de Honduras, caravana de imigrantes chega à Cidade do México

  • Por Jovem Pan
  • 06/11/2018 07h22
EFEQuatro semanas após partir de San Pedro Sula, em Honduras, a caravana está a 805 quilômetros da fronteira mais próxima do Texas

Visivelmente cansados, os milhares de imigrantes centro-americanos completaram grande parte da polêmica jornada aos Estados Unidos e chegaram à Cidade do México.

Quatro semanas após partir de San Pedro Sula, em Honduras, a caravana está a 805 quilômetros da fronteira mais próxima do Texas. Neste domingo (04), um estádio esportivo na capital mexicana virou abrigo temporário para acolher todas as famílias.

Vivendo com fome, sem emprego e em meio a muita violência, homens, mulheres e crianças partiram em busca de melhores condições nos Estados Unidos. Mas, se depender do presidente norte-americano, não passam nem da fronteira.

O discurso que Donald Trump mantém há semanas é de invasão. Ele ordenou que milhares de tropas caminhassem para a fronteira mexicana a fim de impedir os imigrantes. Às vésperas das eleições do Congresso, Donald Trump usou o avanço da caravana como principal mote eleitoral, na tentativa de eleger mais republicanos no pleito desta terça-feira.

Um comercial que pretendia prejudicar a imagem dos democratas gerou controvérsia. A peça publicitária compara um criminoso mexicano, condenado por assassinato, aos imigrantes da caravana que se aproxima lentamente do país.

Várias emissoras retiraram o anúncio eleitoral do ar, mas Trump manteve uma versão menor em sua conta no Twitter. Nesta segunda, diante de jornalistas, negou a polêmica.

Outros grupos de imigrantes se movimentam nos estados mexicanos de Veracruz, Puebla e Chiapas. O governo enviou equipes que oferecem assistência médica e jurídica.

Sob pressão de Trump, Guatemala e Honduras pediram uma investigação para identificar os organizadores de caravanas. A ONG Pueblos sin Fronteras acompanha a movimentação desde o início e presta auxílio aos imigrantes.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto