Receita Federal apreende 842 quilos de lidocaína, vinda da China, no Aeroporto de Guarulhos

  • Por Jovem Pan
  • 20/09/2018 06h54
Paulo Pinto/Fotos Públicas A declaração da carga era como goma xantana, um tipo de aditivo com uso nas indústrias farmacêuticas e alimentícias, como estabilizante e emulsificante

Operação do Escritório de Pesquisa e Investigação da Receita Federal e da Alfândega do Aeroporto de Guarulhos, nesta quarta-feira (19), interceptou carga com 842 quilos de lidocaína originária de Pequim, capital da China.

A declaração da carga era como goma xantana, um tipo de aditivo com uso nas indústrias farmacêuticas e alimentícias, como estabilizante e emulsificante.

No entanto, a falta de licença de importação, a procedência e o tipo de embalagem levantaram suspeitas dos agentes sobre a carga, que já vinha sendo monitorada desde sua escala em Paris até São Paulo.

Na verificação foram aplicados testes de reagentes químicos, ficando comprovada a existência de lidocaína, que é um anestésico local, usado para vários procedimentos médicos. No entanto, no meio criminoso, a lidocaína é misturada à cocaína, dando ao usuário a impressão que a droga possui alto grau de pureza.

*Informações do repórter Fernando Martins

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.