Receita Federal irá cobrar devedores do Simples Nacional

  • Por Jovem Pan
  • 18/09/2018 06h30
Arquivo/Agência BrasilAs dívidas envolvem débitos previdenciários e não previdenciários com a própria Receita e com a procuradoria-geral da Fazenda Nacional

A Secretaria da Receita Federal vai cobrar 19,5 bilhões de dívidas de pequenas e microempresas no país. Mais de 716 mil empresas, inscritas no Simples Nacional, que é um regime simplificado de pagamento de tributos, já estão sendo notificadas da exclusão.

As dívidas envolvem débitos previdenciários e não previdenciários com a própria Receita e com a procuradoria-geral da Fazenda Nacional.

A partir da data da notificação, o contribuinte terá 30 dias para pagamento dos atrasados. Os valores poderão ser parcelados ou compensados. A Receita Federal informou ainda que as empresas que regularizarem todos os débitos dentro do prazo, terão a situação regularizada junto ao Ministério da Fazenda e não será necessário procurar os postos de atendimento da Receita.

Por outro lado, aqueles que não quitarem suas dívidas serão excluídos do regime simplificado a partir de janeiro do ano que vem.

*Informações da repórter Luciana Verdolin