Receita notifica cerca de 380 mil contribuintes sobre erros na declaração do IR deste ano

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2018 08h26
Marcelo Camargo/Agência Brasil Pessoa segura uma caneca em frete um notebook aberto com a página da Receita Federal ao fundo A Receita lembra ainda que a partir do momento em que o contribuinte for intimado, ele não poderá mais regularizar a situação por meio eletrônico

A Receita Federal está enviando cartas a 380 mil contribuintes de todo o país alertando para erros na declaração do imposto de renda deste ano. Caberá ao próprio contribuinte corrigir as informações e encaminhar uma nova declaração retificadora à Receita.

Isso tudo de forma eletrônica. Não é necessário procurar um posto de atendimento. Em qualquer momento o contribuinte pode checar o extrato da declaração que aponta as possíveis pendências ou informa que a declaração está na fila da restituição.

Quando houver alguma pendência, no próprio extrato serão fornecidas informações sobre os procedimentos que deverão ser adotados.

Só receberão as correspondências os contribuintes que não foram intimados nem notificados pela fiscalização da Receita.

O Governo dá uma chance para que os erros sejam corrigidos, caso contrário os alertas poderão se transformar em autuações no futuro.

A maior parte das irregularidades são erros nas informações prestadas ou mesmo a não declaração de rendimentos.

Quem fizer a declaração retificadora, deve acompanhar o processamento das informações, para ter certeza que os erros foram corrigidos.

A Receita lembra ainda que a partir do momento em que o contribuinte for intimado, ele não poderá mais regularizar a situação por meio eletrônico. Terá que obrigatoriamente procurar uma agência da Receita e apresentar os documentos necessários. A intimação inicia também a cobrança de juros e multa de no mínimo 75% do imposto devido ou que não foi pago.

*Informações da repórter Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.