Redução de cirurgias e diagnósticos preocupa profissionais do setor de oncologia

  • Por Jovem Pan
  • 25/05/2020 06h16 - Atualizado em 25/05/2020 08h04
Edson Lopes Jr/ A2AD Ao menos 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer por causa da falta de exames

Médicos oncologistas estão preocupados com uma possível epidemia de casos avançados de câncer. Um levantamento realizado pelas Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Patologia mostra que sete entre dez cirurgias de câncer não foram realizadas durante a pandemia do coronavírus.

Além disso, ao menos 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer por causa da falta de exames. Os dados foram coletados entre 11 de março e 11 de maio.

O médico patologista Clóvis Klock, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia, pediu uma união de esforços para que o problema seja resolvido. As Sociedades Brasileiras de de Cirurgia Oncológica e de Patologia encaminharam uma proposta ao então ministro da Saúde, Nelson Teich, para tentar resolver o problema.

Elas sugeriram que algumas alas hospitalares fiquem livres da Covid-19 para atender os pacientes com câncer. O ministro, no entanto, pediu demissão em 15 de maio, antes de dar uma resposta às entidades.

*Com informações da repórter Nicole Fusco

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.