Redução de cirurgias e diagnósticos preocupa profissionais do setor de oncologia
Médicos oncologistas estão preocupados com uma possível epidemia de casos avançados de câncer. Um levantamento realizado pelas Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Patologia mostra que sete entre dez cirurgias de câncer não foram realizadas durante a pandemia do coronavírus.
Além disso, ao menos 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer por causa da falta de exames. Os dados foram coletados entre 11 de março e 11 de maio.
O médico patologista Clóvis Klock, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia, pediu uma união de esforços para que o problema seja resolvido. As Sociedades Brasileiras de de Cirurgia Oncológica e de Patologia encaminharam uma proposta ao então ministro da Saúde, Nelson Teich, para tentar resolver o problema.
Elas sugeriram que algumas alas hospitalares fiquem livres da Covid-19 para atender os pacientes com câncer. O ministro, no entanto, pediu demissão em 15 de maio, antes de dar uma resposta às entidades.
*Com informações da repórter Nicole Fusco
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 5 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 6 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 1 semana
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 1 semana