Reforma ministerial: Lula pode anunciar a saída de Ana Moser do Ministério do Esporte nesta quarta
Presidente é pressionado para fazer anúncio de mudanças na Esplanada dos Ministérios antes de embarcar para a cúpula do G20, sediada na Índia, nesta quinta-feira, 6
Pressionado para anunciar oficialmente os nomes envolvidos na reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode anunciar nesta quarta-feira, 6, a saída de Ana Moser da chefia do Ministério do Esporte. Lula se reuniu com a ministra no Palácio do Planalto nesta terça, 5, e teria avisado que vai precisar demiti-la para entregar a pasta ao Progressistas (PP), que será representado pelo deputado André Fufuca. A pasta ganhou destaque nas negociações pois deve receber recursos da arrecadação de impostos sobre apostas esportivas. Também nesta terça, durante sua live semanal, Lula comentou lateralmente as negociações ao declarar ser muito complicado avisar a um dos membros do governo que ele será substituído: “É sempre muito difícil chamar alguém para dizer ‘olha, eu vou precisar do ministério porque fiz um acordo com um partido político e preciso atender’, mas essa é a política”.
“O técnico (de futebol) entra com um time em campo, mas no decorrer do jogo, dependendo da tática do adversário, ele vai mudando”, declarou Lula. O presidente também se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para falar sobre as acomodações em busca de apoio político no Congresso. O Ministério de Portos e Aeroportos, chefiado por Márcio França (PSB), que foi indicado por Alckmin, também é cogitado para ser entregue ao Centrão. A pasta seria destinada ao Republicanos, representado pelo deputado Silvio Costa Filho. O presidente é pressionado para fazer o anúncio ainda nesta semana, pois embarca nesta quinta-feira, 7, para a cúpula do G20, sediada na Índia, e na sequência viaja para Cuba e Estados Unidos.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.