Rosa Weber assume presidência do TSE nesta terça-feira (14)

  • Por Jovem Pan
  • 13/08/2018 06h13 - Atualizado em 13/08/2018 09h33
EFE/Andre Coelho rosto da ministra rosa weber conversando com outro ministro, que está desfocado A magistrada também assume o cargo na véspera da entrega do registro do ex-presidente Lula para as eleições deste ano

A ministra Rosa Weber assume nesta terça-feira (14) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. A magistrada é a sucessora do ministro Luiz Fux e comandará a Casa até 2020.

Com um perfil discreto, a carioca de 69 anos tem 42 de magistratura e está há sete anos no Supremo. Ela assume a presidência do TSE apenas dois meses antes das eleições, um período decisivo em que os registros de candidaturas serão analisados pela Corte Eleitoral.

A magistrada também assume o cargo na véspera da entrega do registro do ex-presidente Lula para as eleições deste ano.

Em abril, os holofotes se voltaram à Rosa Weber durante o julgamento do habeas corpus do petista no Supremo Tribunal Federal. A aposta nos bastidores era de que o voto da ministra seria determinante para o destino de Lula. Rosa Weber votou contra o pedido de habeas corpus da defesa do petista.

Em julho, Rosa Weber já havia experimentado os deveres de uma presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Durante o recesso do Judiciário, a ministra presidiu a Corte e, na ocasião, negou um pedido do Movimento Brasil Livre para tornar Lula inelegível.

A magistrada argumentou que o ex-presidente ainda não era formalmente candidato e, portanto, não havia razão para cassar o registro.

A ministra Rosa Weber foi eleita como presidente do TSE em junho deste ano e tem como vice o ministro Luís Roberto Barroso.

*Informações da repórter Nanny Cox

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.