Saída da Fórmula 1 de SP pode gerar perda de R$ 185 milhões ao turismo, aponta Fecomercio
Uma possível mudança da Fórmula 1 de São Paulo para o Rio de Janeiro pode gerar perdas superiores a R$ 185 milhões ao turismo paulistano, segundo a Fecomercio. Os prejuízos serão expressivos porque há a estimativa de perda de 115 mil turistas.
O diretor executivo da Fórmula 1, Chase Carey, esteve em São Paulo para falar sobre o futuro do Grande Prêmio do Brasil já que o contrato com a capital paulista vai até 2020.
No cálculo da Fecomercio, estão sendo levados em consideração os gastos com hospedagem, alimentação, compras e transporte, excluindo as despesas de ingresso e passagem aérea.
Dados do Observatório do Turismo da SPTuris indicam que a ocupação na hotelaria de São Paulo aos fins de semana de novembro é a maior do ano. Em 2018, por exemplo, a taxa foi de 72,6%, enquanto para o segundo semestre, a média foi de 65,7%.
A alteração de local poderia impactar em postos de trabalho diretos e indiretos, das empresas de construção, de catering, entre outras que estão envolvidas no evento.
Enquanto isto, a Prefeitura de São Paulo publicou o edital de chamamento público para o Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse da futura concessão do Complexo de Interlagos.
O objetivo é receber estudos que detalhem potenciais usos das estruturas existentes, além da possibilidade de empreendimentos adicionais na área de 900 mil quadrados.
Segundo o documento, publicado no Diário Oficial da cidade, devem ser consideradas também as operações e explorações de atividades comerciais, desde que mantida a compatibilidade com o esporte a motor. As propostas poderão ser entregues em até 30 dias.
Os espaços deverão abrigar, além dos esportes automobilísticos, equipamentos de lazer e cultura.
*Com informações do repórter Daniel Lian
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.