Samarco envia ao governo de MG pedido de licença para voltar a operar em Mariana
Mineradora Samarco solicita licença para retomar as operações em Mariana, região central de Minas Gerais. Os estudos de impacto ambiental foram protocolados na sexta-feira, na Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
As operações da mineradora estão suspensas desde novembro de 2015 quando o rompimento da barragem de Fundão, no Complexo de Germano, matou 19 pessoas e se transformou em uma das maiores tragédias ambientais do Brasil.
No pedido, a mineradora solicitou o Licenciamento Operacional Corretivo, e pediu autorização para trabalhos com linhas de transmissão de energia elétrica, tratamento a úmido de minério de ferro, extração de areia e cascalho para utilização de obras de infraestrutura, além da barragem de contenção de rejeitos.
Além dessa licença corretiva, a Samarco precisa ainda de outra, que permita usar a chamada Cava Alegria Sul, que servirá de depósito provisório dos rejeitos de minério de ferro.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado não há previsões para a conclusão das análises dos pedidos da mineradora pra que ela volte a operar.
*Informações da repórter Natacha Mazzaro
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.