São Paulo tem ‘dia D’ contra o sarampo neste sábado; casos aumentaram 300%

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2019 08h09
KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDODoença é altamente contagiosa e pode levar à morte

A cidade de São Paulo realizará, neste sábado (28), um “dia D” contra o sarampo. A campanha tem como público-alvo jovens entre 15 e 29  anos de idade, que devem postos de saúde levando a caderneta de vacinação.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão das 8 horas até às 17 horas, mas a população também podem encontrar a vacina nos postos espalhados por todas as regiões da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de vacinação contra o Sarampo em razão da baixa adesão à campanha iniciada no dia 10 de junho. Até o dia 19, apenas 12.265  jovens procuraram a vacina.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode levar à morte. Seu ressurgimento nos últimos anos é um fenômeno global e a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola é a única forma de prevenção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os casos aumentaram quase 300% neste ano comparado ao anterior. A circulação de informações falsas ou infundadas nas redes à respeito da doença é um dos motivos que contribuiu para o retorno do sarampo em países que já o haviam eliminado.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro