Secretaria promete reforçar segurança de CDP após fuga de 13 detentos
A Secretaria da Administração Penitenciária vai aumentar a segurança do Centro de Detenção Provisória do Belém, na Zona Leste da capital, após a fuga de 13 presos no último domingo (5).
Segundo a pasta, alas e unidades de regime semiaberto, obedecendo à legislação brasileira, não dispõem de vigilância armada nem são cercadas por muralha. Os detentos estavam no pátio no horário de visitas e escaparam pulando o alambrado que cerca o local.
A direção do CDP II da Chácara Belém afirmou que irá “aumentar o número de funcionários do posto e a altura do alambrado”, além de colocar obstáculos nas cercas de arame com o objetivo de impedir as fugas.
Ainda segundo a direção, os presos, que estavam em regime semiaberto, voltarão ao fechado quando recapturados.
O Centro de Detenção Provisória do Belém abriga presos provisórios, que ainda não foram julgados pela Justiça. Mas, ainda segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, o CDP Belém apresenta, atualmente, superpopulação carcerária.
De acordo com números divulgados recentemente, a unidade soma cerca de 2700 presos. Esse número extrapola em 1,6 vezes o total de vagas disponíveis.
*Com informações da repórter Letícia Santini
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.