Sem horário de verão, celulares fazem atualização automática e causam confusão

  • Por Jovem Pan
  • 21/10/2019 08h35
Arquivo/Agência BrasilO problema é que a medida foi revogada pelo presidente Jair Bolsonaro e, mesmo assim, os ponteiros foram adiantados em uma hora na madrugada

Milhares de usuários de smartphones no Brasil foram surpreendidos neste domingo (20) com uma mudança nos relógios dos aparelhos. É que muitos celulares seguiram uma atualização automática e fizeram o ajuste para o início do horário de verão.

O problema é que a medida foi revogada pelo presidente Jair Bolsonaro e, mesmo assim, os ponteiros foram adiantados em uma hora na madrugada de sábado (19) para domingo. Esse problema já era esperado por algumas empresas.

O Google, por exemplo, já havia recomendado, na sexta-feira (18), que usuários de Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora.

O motivo da confusão é que o horário de verão costumava começar sempre no terceiro final de semana de outubro e a atualização é realizada de acordo com o Banco de Dados Global da Iana, a Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês.

Para evitar que acontecesse a mudança, seria necessário acessar as configurações do celular e desmarcar opções automáticas de “data e hora” e de “fuso horário”.

Em nota, o SindiTelebrasil, que representa as operadoras de telefonia, informou que “as empresas realizaram testes na rede e não foram identificados problemas na alteração”.

*Com informações do repórter Vitor Brown