Senado adia votações e Congresso vai ter mais uma semana esvaziada
O Congresso vai passar mais uma semana esvaziado. Estava programado para a próxima terça (28) e quarta-feira (29) um esforço concentrado no Senado, mas as sessões de votação foram adiadas para a semana que vem.
De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, a data foi postergada porque não faz sentido os senadores se reunirem se há matérias pendentes na Câmara, como medidas provisórias.
Os deputados também não devem vir a Brasília nos próximos dias.
No momento, três medidas provisórias travam a pauta da Câmara. A primeira delas acaba com o Fundo Soberano, uma reserva financeira criada em 2008 para momentos de crise que, com a MP, passaria a ser usada para equilibrar as contas públicas.
A outra trata da redução do PIS/Cofins sobre o óleo diesel, ainda como parte do acordo entre os governo e os caminhoneiros após a greve da categoria, em maio.
E a última cria 164 cargos do Ministério da Segurança Pública.
As três precisam ser votadas até outubro, senão perdem a validade. Tanto a Câmara como o Senado devem voltar a se reunir entre os dias 04 e 06 de setembro.
Os senadores devem ter uma nova semana de votações entre os dias 11 e 13. Depois, só em outubro.
No período eleitoral, parlamentares passam a maior parte do tempo nos Estados fazendo campanha. Quase 80% dos congressistas são candidatos à reeleição.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.