Senado pode criar CPI para investigar política de preço da Petrobras

  • Por Jovem Pan
  • 31/05/2018 07h16 - Atualizado em 31/05/2018 07h17
Jonas Pereira/Agência Senado29 senadores protocolaram o pedido de criação da CPI da Petrobras

A líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin, protocolou na última quarta-feira (30), o pedido para criar uma CPI para investigar a política de preços da Petrobras. Segundo a senadora, a ideia para o colegiado é dominar os dados referentes à política de preços da Petrobras e apresentar uma proposta concreta para resolver o problema dos combustíveis.

Os valores dos combustíveis variam de acordo com a cotação do barril de petróleo no mercado internacional e a variação do dólar. Mas essa política foi responsável por variações consecutivas nos preços do diesel e da gasolina, um dos motivos para a paralisação dos caminhoneiros.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), defende que o assunto é delicado e o Senado não seria o lugar mais indicado para investigar o assunto. O requerimento de abertura da CPI já foi recebido e agora precisa ser lido em plenário. A partir daí, começa o prazo para retirada ou acréscimo de assinaturas.

O pedido para a criação da Comissão foi assinado por 29 senadores, muitos deles da base do Governo. Duas assinaturas a mais que o necessário.

*Com informações do repórter Arthur Scotti