Senado pode votar projeto que autoriza leilão de direitos de exploração do pré-sal nesta quarta (28)
O Senado remarcou para esta quarta-feira (28) a votação do projeto que leiloa 70% dos direitos de exploração do pré-sal, que hoje é todo da Petrobras. O projeto dá a outras empresas o direito de explorar até 3,5 bilhões de barris de petróleo.
A receita esperada com os leilões passa dos R$ 100 bilhões. Os senadores tentam há mais de uma semana chegar a um acordo sobre a partilha do dinheiro arrecadado. O único consenso é que parte da verba vai para estados e municípios, mas ainda não foi definido quanto.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, negocia com representantes do atual e do próximo governo e indicou que pode, enfim, chegar a um acordo: “fiz vários encontros com ministros Guardia e o indicado Paulo Guedes para encontrarmos um caminho de ajudar com uma divisão com Estados e municípios. O acordo está muito próximo de ser fechado”.
O Planalto tem pressa para pôr em prática a medida. Uma das metas é aprovar o texto sem alterações e assim evitar que a matéria volte para a Câmara, onde já foi aprovada.
A tendência é que ao sancionar o projeto, o presidente Michel Temer envie uma outra medida com a divisão do dinheiro dos leilões, como sinalizou a líder do MDB, senadora Simone Tebet: “aprovamos o texto da forma como veio da Câmara e no tempo que o presidente tem, é o tempo que se teria para chegar a alguma coisa”.
Quem também vai tomar as rédeas nas negociações é o senador Romero Jucá, também do MDB, que reassumiu o cargo de Líder do Governo.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.