Sistema Cantareira começa setembro em estado de alerta

  • Por Jovem Pan
  • 01/09/2018 10h15 - Atualizado em 01/09/2018 10h16
Rovena Rosa/Agência Brasil Sistema Cantareira O Sistema Cantareira é o maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo e abastece 7,5 milhões de pessoas por dia

O Sistema Cantareira começa setembro no estado de alerta e previsão de chuvas indica período chuvoso na primavera, mas alívio mesmo só no verão.

O conjunto de represas registra índice abaixo dos 40% de capacidade desde o fim de julho. Quando o manancial está abaixo desse nível, a Sabesp pode retirar 27 mil litros de água por segundo no máximo.

A meteorologista da Somar Heloísa Pereira afirmou que as chuvas já chegam no Sistema Cantareira no fim deste mês, mas já há uma janela de tempo seco em outubro: “as chuvas chegam no fim de setembro, mas a dificuldade é a regularização dessa chuva, porque apenas em novembro volta a chover de forma expressiva”.

O técnico em meteorologia do Centro de Gerenciamento de Emergências diz os padrões apontam uma queda de chuvas para setembro dentro da média histórica: 69 milímetros.

Adilson Nazário lembrou que esse índice às vezes é registrado em um único dia de verão na cidade de São Paulo: “a gente não deve estar muito otimista porque os valores ainda estão baixos. 69 milímetros é pouca chuva”.

O Sistema Cantareira é o maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo e abastece 7,5 milhões de pessoas por dia. As represas que formam o manancial estão localizadas em Mairiporã e nas regiões de Atibaia e Bragança Paulista.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.