Sistema de pontuação, ‘score’ pode ajudar na liberação de crédito

  • Por Jovem Pan
  • 29/11/2019 09h09
ITACI BATISTA/ESTADÃO CONTEÚDOPara melhorar pontuação, é necessário limpar o nome, pagar as contas em dia e ter os dados atualizados

Criado há três anos, o score de crédito pode ser mais bem aproveitado pela população. Quem conhece, sabe das vantagens que ele oferece. Segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) pela Serasa Experian, 88% das pessoas que sabiam o que era o score afirmaram que ele pode ajudar no acesso a empréstimos.

E essa é justamente uma das finalidades desse modelo estatístico, que também colabora para a obtenção de melhores taxas de juros e acesso a cartões de crédito. Como a própria tradução da palavra score diz, ele nada mais é do que uma pontuação obtida por todo cidadão, que vai de zero a mil, e pode ajudar na obtenção de crédito ou financiamento.

O levantamento mostrou, ainda, que 72% das pessoas verificaram a própria pontuação por curiosidade e 28% o fizeram antes de fazer uma compra ou empréstimo.

De acordo com o cientista de dados da Serasa Experian, Julio Guedes, o score de crédito já é mais comum nas classes altas, principalmente entre os jovens Isso porque as classes sociais baixas têm mais dificuldade de acesso à internet.

“O score, por exemplo, ele é muito mais acessado no meio digital. No meio físico é difícil você procurar uma loja para entender seu score e tal, então o processo todo, de forma digital, anda mais. Então tem uma correlação muito forte co o acesso à internet, e as pessoas de classe mais baixa tem dificuldade de acessar a internet e, com isso, vão ter menos acesso, também, à seu score”, explica.

Guedes afirma que, embora o crédito seja importante para a economia brasileira, é preciso tomar cuidado para não haja o superendividamento.

E, para isso, é importante a educação financeira. O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que ela pode estimular o consumidor a melhorar o score de crédito, como pode haver o caminho inverso.

“As pessoas que, por exemplo, não tem muita educação financeira, se descuidam no pagamento de suas contas – e isso acaba derrubando o seu score. Então acaba sendo, o Serasa score acaba induzindo uma melhor educação financeira do brasileiro”, comenta.

A pesquisa foi realizada em outubro deste ano, com 1.595 consumidores que já ouviram falar sobre o score de crédito.  A consulta à pontuação está disponível na internet de forma gratuita. Para melhorá-la, é fundamental limpar o nome, pagar as contas em dia e ter os dados atualizados.

*Com informações da repórter Nicole Fusco