Sobe para 17 o número de casos suspeitos de sarampo no RJ
Os casos suspeitos de sarampo na cidade do Rio de Janeiro subiram para 17. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do município, além do caso da estudante de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que já recebeu um diagnóstico preliminar positivo para a doença, outros 16 casos estão sendo acompanhados pelo órgão e aguardam confirmação do laboratório de referência nacional da Fundação Oswaldo Cruz.
Além do acompanhamento, a pasta em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, investiga provável local de infecção e bloqueio vacinal.
Na terça-feira (03), foi realizada uma ação de vacinação no campus da Faculdade de Direito da UFRJ, onde estuda a primeira paciente a apresentar suspeita de sarampo. Ao todo foram aplicadas 573 doses da vacina em integrantes da comunidade acadêmica e funcionários da instituição.
A estudante contou que passou pela emergência de um hospital no Rio de Janeiro, mas só teria sido diagnosticada em São Paulo. Em nota, a Secretaria Municipal da capital paulista esclareceu que no momento não há surto, epidemia ou caso confirmado de sarampo residente na cidade.
Já no Rio Grande do Sul, mais um caso da doença foi confirmado e o Estado já conta com sete notificações só neste ano.
De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, seria uma mulher de 29 anos que teve contato com uma das pessoas que tiveram a doença confirmada em Porto Alegre.
Amazonas é o Estado com maior notificação de sarampo: 265 casos foram confirmados, seguido de Roraima, com 200 ocorrências comprovadas.
*Informações da repórter Natacha Mazzaro
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.