Sociedade Brasileira de Pediatria lança manual para estimular prática de atividades físicas
Sociedade Brasileira de Pediatria lança um guia para orientar pais e responsáveis em como introduzir atividades físicas na rotina de crianças e adolescentes.
A iniciativa faz parte do compromisso que o Brasil assumiu com as Nações Unidas, em março deste ano, de combater à obesidade infantil.
O acordo foi firmado depois de uma alerta da ONU de que mais da metade da população brasileira está com sobrepeso. O relatório apontou que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso.
Com o objetivo de ajudar a mudar este quadro e reduzir as doenças causadas pela obesidade, a Sociedade Brasileira de Pediatria produziu o manual para incentivar a prática de atividades físicas.
O pediatra Ricardo do Rêgo Barros, que participou da produção da cartilha, explicou que a ideia é combater a inatividade de crianças e adolescentes.
O pediatra Ricardo do Rêgo Barros lembra ainda que o exemplo deve partir dos pais e do próprio médico, na prática de atividades físicas e cuidados com a saúde.
A cartilha, que está disponível na internet, recomenda também que as escolas repensem o modelo de aula tradicional, onde os alunos ficam sentados na maior parte do tempo.
Por fim, o estudo sugere uma série de ações a serem adotadas como políticas públicas no combate e na prevenção da obesidade e das doenças causadas pelo excesso de peso.
*Informações da repórter Natacha Mazzaro
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.