Software popular para manutenção de computadores é invadido por hackers
A desenvolvedora do CCleaner, um software bastante popular usado para manutenção rápida de computadores e limpeza de arquivos temporários, emitiu alertas para os usuários sobre uma falha de segurança na plataforma.
Segundo a empresa, um invasor alterou duas versões do software e infectou os arquivos que estavam sendo disponibilizados para download.
Sem entrar no mérito de como a invasão aconteceu, a desenvolvedora Piriform afirmou que já retirou as versões infectadas do ar. São elas v5.33.6162 e Cloud v1.07.3191.
Não ficou claro por quanto tempo os arquivos infectados ficaram disponíveis, mas a empresa afirma que são feitos 5 milhões de downloads por semana.
O CCleaner é um software absolutamente popular e por isso entrou na mira dos cibercriminosos, é um ótimo vetor para infecção em escala.
Não há confirmações sobre o número de computadores afetados, mas é possível supor que seja um número alto, já que o software de manutenção está disponível em diversos países.
A recomendação dos especialistas em segurança é para que, se você tem o software no seu computador, leve a um técnico e retorne o sistema para o estado em que estava antes do dia 15 de agosto, quando a versão infectada foi liberada.
A desenvolvedora recomenda que usuários atualizem o CCleaner para a versão 5.34 ou superior, que não contém o código malicioso.
O time de segurança da Cisco, que relatou a invasão, afirma que, por enquanto, são poucos os antivírus que conseguem detectar a ameaça.
*Informações do repórter Carlos Aros
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.