SP: Termina nesta segunda prazo para empresas se cadastrarem em site que controla coleta de lixo
Em uma ação com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, (Amlurb), a Prefeitura de São Paulo vai começar a fiscalizar a quantidade de lixo gerado por empresas do municípios através de um sistema eletrônico autodeclaratório. Para isso, ficou decidido que as empresas tem até esta segunda-feira (9) para se cadastrarem no site, sob pena de serem multadas em R$ 1.639,60.
De acordo com a Prefeitura, 380 mil empresas – de micro às médias e de grande porte – devem estar cadastradas no site da Amlurd no final do prazo. Apesar disso, apenas 160 mil o fizeram até o momento.
O diretor de Serviços da Amlurb, Evaldo Azevedo, explica que o cadastro é necessário para todos os tipos de empresa, mas que a multa será aplicada apenas às classificadas como grande geradoras de lixo, ou seja, aquelas que produzem mais de 200 litros de resíduos por dia. “Para o pequeno gerador, é importante salientar, não existe multa. Agora, para quem se identifica como grande gerador, há multa em torno de R$ 1.600 após o dia 9. O pequeno gerador, aquele que gera menos de 200 litros [de lixo por dia], a coleta do município recolhe sem cobrar nada. Agora, aquele que gera acima de 200 litros tem que contratar uma empresa para destinar o resíduo dela”, ressalta.
Segundo ele, para os pequenos produtores de lixo, também não há pagamentos cadastrais. “Os pequenos geradores não pagam taxa de cadastro, não pagam nada, mas precisam se cadastrar.” O governo municipal pretende fiscalizar os grandes geradores, sob alegação de que muitos deveriam contratar serviços privados e estão utilizando o serviço público.
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.