SpaceX lança carro da Tesla ao espaço no foguete Falcon Heavy

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2018 06h43 - Atualizado em 07/02/2018 07h52
EFEA música Space Oddity, de David Bowie, ficará tocando continuamente enquanto o carro é colocado em uma órbita elíptica ao redor do Sol até chegar ao planeta vermelho

Chegou o dia em que vimos um carro no espaço: A SpaceX usou um super foguete para lançar um Tesla Roadster nesta terça-feira (06) com destino à Marte.

A música Space Oddity, de David Bowie, ficará tocando continuamente enquanto o carro é colocado em uma órbita elíptica ao redor do Sol até chegar ao planeta vermelho.

Se tudo der certo, o Tesla deve ficar no espaço por alguns milhões de anos.

O passageiro do foguete foi enviado ao espaço para promover a alta tecnologia inventada por Elon Musk, que é dono da Tesla e da empresa de transporte espacial SpaceX.

Mas a novidade não é só o carro: o foguete, Falcon Heavy, é considerado o mais poderoso lançado nos Estados Unidos desde os foguetes da Nasa que transportaram astronautas para a lua, há 45 anos.

Ele foi projetado para transportar cargas úteis mais pesadas que um carro: São quase 70 toneladas que podem ser colocadas em órbita terrestre por um preço considerado até baixo, 90 milhões de dólares por lançamento.

Quase um décimo do custo que a Nasa projeta para o foguete que deve levar pessoas à lua daqui uns anos.

O voo começou com os 27 motores combinados dos propulsores laterais e do primeiro estágio ativados, depois, eles se separaram, aumentando o ritmo da queima dos motores.

Os dois propulsores tinham que voltar à Terra em queda livre e pousar em duas plataformas.

Já o propulsor central pousaria em uma balsa, no Oceano Atlântico.

Na base de Cabo Canaveral, na Flórida, o pessoal envolvido no projeto comemorou bastante o sucesso da missão, e tudo foi transmitido ao vivo pela SpaceX.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto