STF avalia nesta quarta (26) cancelamento de títulos eleitorais de quem não realizou cadastro biométrico
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, confirmou que o plenário da Corte vai se posicionar nesta quarta-feira (26) sobre o cancelamento ou não dos títulos de mais de 3 milhões de eleitores que não fizeram o cadastramento no sistema biométrico.
O PSB questiona a regra e o ministro Dias Toffoli incluiu o item na pauta depois de o relator da matéria, o ministro Roberto Barroso, ter feito a solicitação.
Dias Toffoli, que passou os últimos dois dias despachando do Palácio do Planalto como presidente em exercício uma vez que Michel Temer estava fora do país, concedeu até uma entrevista coletiva quando afirmou que não há espaço no Brasil para radicalizações ou rupturas.
A polarização que tomou conta do país é considerada como natural pelo ministro Dias Toffoli, que defende que é preciso respeitar a pluralidade e a diversidade. E, principalmente, respeitar a vontade da maioria, seja qual for o novo presidente eleito.
O escolhido, de acordo com Toffoli, também precisa chegar aberto a conversas. Uma vez que, segundo ele, será preciso dialogar com todos.
Com relação à agenda movimentada durante a interinidade na Presidência da República, o ministro admitiu que foram os amigos, que mantém desde a época em que trabalhou no Governo, durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula, que trabalharam para marcar de forma positiva a passagem dele pelo Planalto.
Toffoli admitiu que voltou ao Planalto emocionado e com um certo frio na barriga.
Confira a cobertura completa das Eleições 2018
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.