SUS ajuda a impedir uma crise maior da saúde, mas precisa evoluir, dizem cientistas
Cientistas consideram que o SUS está sendo fundamental para impedir uma crise ainda maior causada pelo coronavírus. Essa foi uma das conclusões do evento Marcha Virtual Pela Ciência, que teve a participação de pesquisadores do Brasil e foi organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Com o avanço implacável da Covid-19, os cidadãos brasileiros puderam contar com hospitais públicos do Sistema Único de Saúde. Mesmo assim, segundo a presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gulnar azevedo e silva, o SUS tem muito o que melhorar.
Mais do que apenas o sistema de saúde, a ciência começou a ser muito mais valorizada pela sociedade. Na opinião da doutora Margareth Dalcomo, pesquisadora da FioCruz, a pesquisa científica nunca foi tão demandada na história.
Os pesquisadores da Marcha Virtual Pela Ciência reforçaram o conteúdo do manifesto Pacto pela Vida e pelo Brasil, uma iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil.
Os órgãos se juntaram para cobrar do governo transparência na divulgação de dados da doença e a atenção para o sistema de saúde público.
*Com informações do repórter Leonardo Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.