TCU quer levantar número de militares em cargos civis no governo
O Tribunal de Contas da União vai apurar quantos militares da ativa e da reserva ocupam cargos civis no governo federal, fazendo um comparativo em relação aos últimos três governos.
O pedido foi feito pelo ministro Bruno Dantas e aprovado por unanimidade pelo plenário. Segundo ele, a questão “tem levantado preocupação em setores importantes dos estudiosos da administração pública e da sociedade”. Ele também citou uma recente declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, que citou um risco de “militarização de setores civis”.
Ainda de acordo com Bruno Dantas, isso poderia gerar “problemas de infração a princípios de administração pública e não necessariamente haver ganho de impessoalidade”. O ministro ainda mencionou um levantamento feito pelo site “Poder 360”, que aponta que quase três mil integrantes das Forças Armadas estão cedidos aos três poderes, sendo 92% deles no Executivo.
Atualmente, além do presidente da República e do vice-presidente, o governo tem militares da ativa comandando sete ministérios: Casa Civil, Gabinete de Segurança Institucional, Saúde, Secretaria de Governo, Defesa, Ciência e Tecnologia e Minas e Energia, além de membros em cargos de segundo e terceiro escalão.
*Com informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.