Teich visitas hospitais de Manaus e promete reforçar atendimento a indígenas
Dois meses depois do primeiro registro, o Brasil tem 107.780 casos confirmados do novo coronavírus. Apesar dos mais de 45 mil pacientes que estão recuperados, 7.321 mil pessoas morreram. Outras 1.427 mortes suspeitas são investigadas.
No segundo dia da viagem à Manaus, o ministro da saúde, Nelson Teich, visitou os principais hospitais que atendem pacientes de covid-19. O Amazonas já tem mais de 7 mil casos e 584 óbitos pela doença. Cerca de 250 profissionais de saúde chegaram na segunda ao Estado.
Segundo Nelson Teich, a capacidade de atendimento na região pode ser ampliada. Durante a visita, o ministro da Saúde discutiu a implementação de um programa para atendimento a indígenas durante a pandemia.
Pelo menos 100 casos do novo coronavírus já foram registrados em tribos, a maioria no Amazonas. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ressaltou a importância de uma ação como essa.
A partir dessa terça, hospitais militares vão treinar profissionais de saúde para atuarem em emergências clínicas e cuidados intensivos com pacientes de covid-19. Serão demonstrados protocolos de intubação e uso de ventilação mecânica.
Em um primeiro momento, a preparação será voltada para militares — mas a intenção é abrir os cursos também para profissionais civis.
*Com informações da repórter Letícia Santini
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.