Temer assina nesta segunda (10) decreto de intervenção federal em RR

  • Por Jovem Pan
  • 10/12/2018 07h20
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Temer se reuniu com os membros dos conselhos da República e de Defesa Nacional neste sábado (08)

Nesta segunda-feira (10), o presidente Michel Temer assina o decreto de intervenção federal em Roraima. Após publicação do documento, o comando do Estado passará para o interventor e governador eleito do Estado Antonio Denarium (PSL), até o dia 31 de dezembro.

A atual governadora Suely Campos, do PP, será afastada. Michel Temer justificou a indicação de Denarium por faltarem poucos dias para iniciar o mandato do governador eleito.

Temer se reuniu com os membros dos conselhos da República e de Defesa Nacional neste sábado (08). A intervenção federal também dependia da aprovação deles.

O ministro de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, afirmou em entrevista coletiva que após ser assinado por Temer, o decreto será enviado em 24 horas para o Congresso Nacional.

Mesmo depois do anúncio de intervenção federal no Estado, funcionários públicos continuam em greve. Mulheres de militares bloqueiam as entradas dos quartéis da Polícia Militar, impedindo a saída de viaturas, em sete cidades do Estado.

Para o especialista em segurança pública, professor da Fundação Getúlio Vargas e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, uma intervenção federal de cerca de 20 dias, surtirá pouco efeito, dada a grave situação de Roraima.

O especialista ainda ressaltou que parte da solução está na busca por uma polícia independente, que não sofra com interferências políticas, além das reformas necessárias para alcançar um ajuste fiscal das contas no Estado e no país.

A intervenção permitirá o repasse de recursos da União para Roraima. O valor será destinado ao pagamento de salários atrasados do funcionalismo.

Roraima enfrenta uma crise no sistema prisional e outra com a chegada de venezuelanos ao Estado.

*Informações da repórter Victoria Abel

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.