Temer assina nesta segunda (26) MP que cria Ministério da Segurança Pública

  • Por Jovem Pan
  • 26/02/2018 06h05
EFE/Fernando Bizerra Jr. EFE/Fernando Bizerra Jr. O novo ministro vai chefiar a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Justiça e o departamento Penitenciário Nacional e Força Nacional

O presidente Michel Temer cria, por Medida Provisória, o novo Ministério extraordinário da Segurança Pública. Esta medida está pronta e será assinada nesta segunda-feira (26).

Os governadores serão chamados e irão conhecer detalhes da nova pasta que promete ser enxuta, com apenas 11 cargos, além dos funcionários que já estão nos quadros dos órgãos que serão anexados.

O novo ministro vai chefiar a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Justiça e o departamento Penitenciário Nacional e Força Nacional.

Em reunião neste domingo, Temer definiu detalhes e avaliou o nome do chefe da pasta da Segurança Pública.

Há desconfiança de que nesse novo Ministério, a PF pode perder poder de investimento e verbas, mas mantém a independência de investigação. Esse é momento sensível em que Temer está sendo investigado em mais um inquérito. É a apuração de que teria assinado uma MP para beneficiar o setor de Portos.

O ministro Barroso decidiu quebrar os sigilos bancários e fiscal dos envolvidos na investigação, inclusive do coronel Lima, amigo do presidente.

*Informações do repórter José Maria Trindade

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.