Temer exalta importância da liberdade de imprensa durante Congresso Brasileiro de Radiodifusão
Liberdade de imprensa e credibilidade foram os principais temas dos discursos de abertura do Congresso Brasileiro de Radiodifusão. O evento organizado pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) contou com a presença de autoridades como o presidente Michel Temer e a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.
Na última fala da noite desta terça-feira (21), Temer reiterou que a liberdade de imprensa é uma cláusula pétrea da Constituição e destacou o papel da comunicação para vitalizar o processo eleitoral e a própria democracia.
O presidente também relembrou a importância de uma imprensa livre para a população: “nós todos, quando nos encontramos, nos recordamos da importância da liberdade de imprensa. Ela leva a informação. E levando a informação ela faz a participação popular nas várias questões governativas”.
Outro objetivo do Congresso é valorizar a atuação de veículos de comunicação profissionais e de credibilidade, principalmente em uma época em que notícias falsas circulam com facilidade pela internet. Como destacou o presidente da Abert, Paulo Tonet: “não há possibilidade de se ter liberdade de expressão com credibilidade e responsabilidade senão com o jornalismo profissional”.
Em discurso, Tonet apontou conquistas importantes para o setor de radiodifusão, como a flexibilização do horário da Voz do Brasil, que deixou de ser obrigatório às sete da noite e a lei que regulamenta a profissão de radialista.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.