Temer receberá, nesta terça (26), visita de vice-presidente dos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 25/06/2018 07h18
EFEEntre as pautas do encontro, a situação das 49 crianças brasileiras que foram separadas dos pais, e estão em abrigos nos Estados Unidos

Após excluir o Brasil de uma viagem à América Latina e desmarcar uma vinda agendada em maio deste ano, o vice-presidente norte-americano, finalmente desembarcará em solo brasileiro.

Nesta terça-feira (26), o presidente Michel Temer irá se encontrar com Mike Pence em Brasília, no Palácio do Planalto. Entre as pautas do encontro, a situação das 49 crianças brasileiras que foram separadas dos pais, e estão em abrigos nos Estados Unidos, deve ser prioritária.

O professor de relações internacionais da FAAP, Carlos Gustavo Poggio, explicou a importância do assunto durante o encontro. Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, chamou a medida de cruel e disse que o governo brasileiro está acompanhando a decisão do presidente Donald Trump de reverter a ação.

Outro tema que deverá ganhar destaque no encontro entre Michel Temer e Mike Pence é a crise na Venezuela.

O vice-presidente dos Estados Unidos deve passar por Manaus, na quarta-feira (27), para conhecer os abrigos de venezuelanos refugiados no país. O destino, pouco convencional, tem um simbolismo muito grande, segundo Poggio.

Os impactos da guerra comercial dos Estados Unidos com a China também devem entrar na pauta do encontro.

No entanto, a visita de Mike Pence não deve ter muito efeito na economia e nem nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, como explica o economista-chefe da DMI Group, Daniel Xavier.

Essa será a primeira vez que o presidente Temer terá uma reunião bilateral com um representante do executivo dos Estados Unidos. No ano passado, o emedebista teve uma conversa rápida com Trump, na reunião do G20, na Alemanha, no entanto, não foi um encontro reservado.

*Informações da repórter Natacha Mazzaro