Temer reúne empresários nesta quarta (05) para discutir conservação e financiamento de museus

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2018 07h53
Agência BrasilO Governo fala em reconstruir o Museu Nacional do Rio de janeiro, mas o processo, vale lembrar, deverá ser longo

O presidente Michel Temer vai reunir empresários nesta quarta-feira (05) no Palácio do Planalto para discutir novas formas de financiamento do patrimônio cultural brasileiro.

O presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, já anunciou uma nova linha de financiamento para museus no valor de R$ 25 milhões.

Em meio à críticas ao Governo por não ter garantido a segurança do Museu Nacional, o discurso adotado, inclusive pelo presidente do BNDES, é que a responsabilidade pela falta de investimentos foi da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como explicou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Dados oficiais mostram que os repasses para a UFRJ cresceram quase 50% entre 2012 e 2017 enquanto que os repasses para o Museu caíram no mesmo período 43%.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, inclusive ressaltou que os investimentos, por parte do Governo federal, que têm crescido nos últimos anos de 2016 a 2018 teriam sido investidos pouco mais de R$ 1 bilhão.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha explicou que o Governo pretende editar uma medida provisória criando os chamados fundos patrimoniais.

O Governo fala em reconstruir o Museu Nacional do Rio de janeiro, mas o processo, vale lembrar, deverá ser longo, uma vez que só o projeto deverá levar de 10 a 12 meses para ser concluído. Organismos internacionais e a Unesco já se colocaram à disposição para ajudar.

*Informações da repórter Luciana Verdolin