Temperaturas podem continuar elevadas na Europa até o outono

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 06/08/2018 10h15
EFE EFE Em Portugal, a onda de calor que atinge a Europa fez com que Lisboa registrasse a temperatura mais alta em quase 40 anos

Em Londres segue o calorão com a segunda-feira (06) que pode ter os termômetros passando dos 30 °C ao longo do dia.

Alguns tabloides já dizem que as temperaturas podem permanecer elevadas desse jeito até o outono, ou seja, por mais um mês e meio ainda.

Em Portugal, a onda de calor que atinge a Europa fez com que Lisboa registrasse a temperatura mais alta em quase 40 anos. Os termômetros na capital portuguesa chegaram a bater nos 44 °C.

Cidades no centro do país registraram calor ainda mais intenso, perto dos 47 °C. No total, mais de 60% das cidades portuguesas tiveram temperaturas acima de 40 °C no final de semana.

A situação extrema fez com que viagens de trem fossem canceladas por causa de problemas na sinalização e no sistema de ar-condicionado das composições.
A onda de calor provocou ainda medidas de emergência em diversos países da Europa nos últimos dias.

A França desligou quatro reatores nucleares porque havia risco de superaquecimento.

Na Alemanha, as autoridades estão distribuindo água e protetor solar para os sem-teto da capital Berlim.

Apesar da onda de calor contínua, por enquanto o continente ainda não registrou nada parecido ao que ocorreu em 2003, quando o calor extremo foi relacionado às mortes de 70 mil pessoas, grande parte na França e na Itália.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.