Tempestade de inverno provocará Natal mais frio dos Estados Unidos em 40 anos

Norte do país deverá atingir sensação térmica de -45 ºC, representando possível risco de vida

  • Por Jovem Pan
  • 23/12/2022 08h41
USA TODAY NETWORK via Reuters Connect Ponte de Brooklyn, em Nova York, durante tempestade na última quinta-feira, 23 Ponte de Brooklyn, em Nova York, durante tempestade na última quinta-feira, 23

Uma massa de ar frio do Polo Norte vem derrubando as temperaturas nos Estados Unidos e em partes do Canadá. Em pleno Natal, os americanos que esperavam o Papai Noel vão precisar lidar com uma série de dificuldades causadas pelo tempo. A previsão do tempo indica que este será o Natal mais frio dos Estados Unidos em 40 anos. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, no norte do país a sensação térmica pode chegar a – 45º C, representando um possível risco de vida. A tempestade de inverno surge em um dos períodos mais agitados para os turistas nos Estados Unidos. O setor da aviação, que já registrava números similares aos de antes da pandemia da Covid-19, com mais de  16 milhões de passageiros na última semana, vai precisar revisar as expectativas. Mais de 2,7 mil voos marcados para quinta e sexta-feira foram cancelados pelas companhias aéreas. Por todo o país, aeroportos ficaram lotados com passageiros que dificilmente vão conseguir realizar as viagens de fim de ano. No Aeroporto Internacional O’Hare, o principal terminal aéreo de Chicago, 23% das decolagens programadas foram suspensas. Já no Aeroporto Internacional de Midway, a alguns quilômetros de distância, a taxa foi de 37%.

A situação fez com que o presidente Joe Biden emitisse um alerta direto da Casa Branca para toda a população. Ele avisou que as condições climáticas devem piorar e que, para evitar complicações, os turistas devem tentar viajar quanto antes. O democrata, que deve passar o Natal em Washington, também realizou uma reunião com governadores de 26 Estados atingidos pelo frio intenso. Ao todo, 287 milhões de pessoas devem ser atingidas até com possibilidade de quedas de energia.

*Com informações do repórter Fabrizio Neitzke

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.