Tempo seco em São Paulo faz procura por atendimentos nos pontos de saúde aumentar até 40%

  • Por Jovem Pan
  • 25/06/2019 11h36 - Atualizado em 25/06/2019 11h50
Divulgação/Governo FederalDica para evitar doenças é beber muita água

São Paulo completa hoje 20 dias sem chuva. O ar seco favorece os incêndios e queimadas, além de dificultar a dispersão dos poluentes. O resultado: péssima qualidade do ar nos centros urbanos.

Por causa da baixa umidade, a procura por atendimentos nos postos de saúde aumentam entre 30% e 40%.  O otorrinolaringologista Jamal Azzam as pessoas devem evitar os hospitais, já que são fechados e com muitas pessoas, logo, espalhando muitos vírus.

Ele alerta que os riscos de doenças respiratórias aumentam nessa época de tempo seco. “Doenças como piora de crises de rinite, sinusite, faringite, laringite, traqueites e a mais temida das complicações, que é a pneumonia.”

Segundo o médico, a dica é “tomar muita água, o tempo todo, e umedecer o sistema respiratório com soro fisiológico”, e só procurar os hospitais após sintomas como febre alta e crises com tosses intensas e falta de ar.

O paulistano já percebeu os efeitos do tempo seco. O engenheiro aposentado Luís Antonio Campos disse que sente uma secura enorme na boca e no nariz. E conta o que ele faz para amenizar. “De vez em quando ir na pia do banheiro e jogar água no nariz e na boca. E tomar água, um cafezinho.”

Já o marqueteiro William Gírio, que tem dois filhos, disse que o tempo seco está afetando até o sono dos pequenos. Na casa dele, a família adotou algumas medidas para driblar a falta de chuva. “A gente usa alguns remédios, sprays nasais, né. Coloca em alguns pontos estratégicos da casa baldes com água, coisas assim e topa água como se estivesse no deserto, né.”

A boa notícia é que o tempo seco no estado de São Paulo está com os dias contados.  A meteorologista da Somar, Heloísa Pereira explica que no meio da semana o clima vai mudar. “Já temos uma frente fria na altura da região sul do Brasil, que deve atingir a costa paulista na quarta-feira (26). E aí já tem expectativa de pancadas de chuva isoladas, principalmente na divisa com o Paraná e na faixa leste paulista. E até o fim de semana a expectativa é de mais chuva para o estado de São Paulo.

Além da chuva, duas ondas de frio devem atingir o sudeste fazendo com que a semana que começou com tempo firme e temperaturas elevadas, termine com chuva e frio.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro