Termina nesta segunda (06) o prazo para regularizar a situação do título de eleitor

Em todo o país e no exterior, são cerca de 2,6 milhões de brasileiros que precisam regularizar suas situações

  • Por Jovem Pan
  • 06/05/2019 06h43 - Atualizado em 06/05/2019 10h49
Arquivo/Agência Brasil No site do TSE, dá para consultar se o documento corre o risco de ser cancelado

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência em três turnos de votação seguidos têm até esta segunda-feira (06) para regularizar a situação e evitar o cancelamento do título.

Em todo o país e no exterior, são cerca de 2,6 milhões de brasileiros que precisam regularizar suas situações, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

No site do TSE, dá para consultar se o documento corre o risco de ser cancelado. Na área de “serviços ao eleitor”, basta clicar em “situação eleitoral”. Depois, colocando o nome e a data de nascimento, aparece a mensagem dizendo se o título está regular ou irregular.

Se o eleitor não estiver em dia, será gerado um boleto para quitar a multa, que é de R$ 3,50 por turno de votação.

A chefe de cartório Adriana Nava explicou que, depois de pagar, será preciso procurar um cartório eleitoral: “com a multa impressa e comprovante de pagamento e de residência, além de documento oficial com foto e o título eleitoral”.

O procedimento é o mesmo, por exemplo, para os brasileiros que moram fora do país ou no caso de quem deixou de votar em eleições suplementares, que são aquelas convocadas pela Justiça em casos excepcionais.

O advogado Alberto Rollo afirmou que o cancelamento do título traz uma série de problemas aos eleitores: “ano podem tirar passaporte, carteira de identidade, podem ter problema para receber salário, assumir cargos, se forem servidores públicos”.

No dia 24 de maio, o TSE vai divulgar a lista dos títulos que foram cancelados. Nesse caso, o eleitor ficará sujeito às restrições e terá que pedir um novo documento.

*Informações do repórter Vitor Brown

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.