TJ-SP continuará promovendo conciliações em 2019

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2019 06h35 - Atualizado em 07/02/2019 10h03
Edson Lopes Jr./ A2D O Tribunal de Justiça de São Paulo é um dos mais movimentados do mundo, com mais de 20 milhões de processos em tramitação

O Tribunal de Justiça de São Paulo deve continuar promovendo a conciliação em 2019 para evitar que disputas que podem ser resolvidas entre as partes entrem na via judicial. O órgão teve, nesta quarta-feira (06), a abertura simbólica do ano judiciário paulista.

O evento contou com a presença de representantes de outros poderes, como o governador João Doria, e de cortes superiores, como o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

O Tribunal de Justiça de São Paulo é um dos mais movimentados do mundo, com mais de 20 milhões de processos em tramitação. Para 2019, uma das metas prioritárias do presidente do Tribunal de Justiça é evitar que muitos desses casos entrem efetivamente na via judicial.

O desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças afirmou que incentivará cada vez mais o uso da conciliação como um instrumento de resolução de conflitos.

O maior número de casos que pode ser solucionado pela conciliação está relacionado ao Direito de Família, como divórcio, guarda de menores e alimentos.

Apesar disso, questões cíveis também podem ser solucionadas, como a negociação de dívidas.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.