Trabalhadores ainda temem desemprego, aponta pesquisa do SPC Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 07/11/2018 07h06 - Atualizado em 07/11/2018 08h08
Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas Segundo o indicador, 29% dos trabalhadores entrevistados têm receio alto ou médio de serem demitidos

O temor do desemprego ainda ronda o trabalhador brasileiro, mesmo com a pior fase da recessão econômica tendo passado. Isso é o que diz pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, divulgada nesta terça-feira (06).

Segundo o indicador, 29% dos trabalhadores entrevistados têm receio alto ou médio de serem demitidos. Embora seja um nível considerável, o percentual do mês de outubro é menor que o dos últimos três meses.

Em agosto, por exemplo, o índice chegou a 36%. Ainda assim, pelas ruas, há preocupação entre os trabalhadores.

O estudo também projeta o futuro da empregabilidade no Brasil, na visão dos trabalhadores. De acordo com os entrevistados, há divisão na opinião quando perguntados sobre isso. 38% acreditam que, nos próximos seis meses, as oportunidades no mercado de trabalho estarão no mesmo nível que atualmente, enquanto 33% confiam que haverá mais ofertas de vagas. Do total, apenas 14% estão mais pessimistas nesse sentido.

Segundo os analistas da SPC Brasil, o emprego é um dos fatores que mais impactam a confiança do consumidor. A perspectiva de estar empregado e de que sua renda vai crescer ou se manter no mesmo nível que estimula o consumidor a comprar com segurança, inclusive de bens de alto valor, que geralmente são feitas a crédito.

De modo geral, o Indicador de Confiança do Consumidor se manteve estável em outubro. No último mês, ele alcançou 42,3 pontos, frente 42,1 pontos observados no mesmo período de 2017.

Já na comparação com setembro de 2018, o cenário também é de estabilidade, pois se encontrava em 41,9 pontos. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que resultados acima de 50 pontos, mostram uma percepção mais otimista do consumidor.

*Informações do repórter Fernando Martins

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.