Tráfico impõe toque de recolher em favelas do RJ para conter coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 13/04/2020 08h45 - Atualizado em 13/04/2020 08h59
Reprodução cidade de deus coronavírus No Rio de Janeiro há uma preocupação enorme com o avanço da covid-19 em direção das favelas

O trafico de drogas no Rio de Janeiro voltou a estender em algumas comunidades faixas intimidando os moradores que não respeitarem o isolamento social. Essas recomendações já tinham surgido no inicio da pandemia. Agora, voltaram a aparecer em algumas favelas cariocas.

É o caso, por exemplo, da Cidade de Deus. Neste feriado de Páscoa, a favela foi presenteada com uma enorme faixa em uma das ruas, com ameaças feitas pelo trafico de drogas. Eles impõem um toque de recolher após às 22h. Ela diz que “quem não cumprir a ordem pode sofrer retaliações”.

No Rio de Janeiro há uma preocupação enorme com o avanço da covid-19 em direção das favelas. São mais de 700 comunidades apenas na cidade, onde vivem mais de 2 milhões de pessoas. Nos números oficiais, pelo menos 6 já morreram nesse locais pelo coronavírus. Pelo menos outros 100 casos são suspeitos ou confirmados.

Duas das mortes aconteceram na principal favela da América Latina, na Rocinha. Lá vivem aproximadamente 150 mil pessoas e a realidade é de precariedade, insalubridade e falta de infraestrutura — características tipicas dos morros cariocas.

Em tempos de recomendação de álcool gel e lavagem das mãos, em muitos desses lugares não tem água saindo das torneiras.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.