Três em cada 10 brasileiros devem ir às compras na Black Friday

  • Por Jovem Pan
  • 06/11/2017 06h58 - Atualizado em 06/11/2017 11h03
EFEUma pesquisa da consultoria Ebit, que monitora o comércio eletrônico no País, indica que a arrecadação pode subir até 15%, em relação a 2016

Três em cada dez brasileiros pretendem ir às compras na Black Friday e comércio eletrônico projeta novo recorde de vendas. O evento, criado nos Estados Unidos, tem ganhado força no Brasil e a próxima edição acontece no dia 24 de novembro – última sexta-feira do mês.

Uma pesquisa da consultoria Ebit, que monitora o comércio eletrônico no País, indica que a arrecadação pode subir até 15%, em relação a 2016.

De acordo com o levantamento, 41% dos consumidores devem usar a Black Friday para antecipar as compras de Natal.

Os equipamentos eletrônicos são, novamente, os itens mais procurados e o gasto médio deve ficar em R$ 695 por cliente.

O COO da Ebit, André Dias, disse que as lojas virtuais estão reforçando os estoques, para evitar problemas na entrega dos produtos: “afinal, a gente tem uma concentração muito alta: dezesseis vezes o faturamento de um dia normal. Para conseguir entregar todos os pedidos realizados, a loja precisa se preparar e garantir que todas as áreas possam atuar da melhor forma possível”.

André Dias ressaltou que os sites estão se preparando para que não haja problemas técnicos, diante do alto volume de acessos.

O diretor de certificação digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano, reforçou as orientações para que o consumidor não seja vítima de lojas falsas: “verificar se site possui certificado de segurança. Se começar com ‘https’, isso significa que o site é seguro”.

Balassiano lembrou que o cliente deve checar, no site das lojas, a existência das ofertas que chegam por e-mail em nome de grandes redes.

O secretário nacional do Consumidor, Arthur Rollo, recomendou que os compradores comecem a acompanhar os preços, para evitar promoções falsas: “infelizmente já notamos isso nos outros anos, tem fornecedor que maquia preços. Por isso é fundamental pesquisar. Já faça uma lista do que pretende comprar na Black Friday e comece uma pesquisa”.

O secretário pediu cautela com as compras antecipadas de Natal, já que os prazos para a troca podem expirar.

A Black Friday começou a ser comemorada nos Estados Unidos na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças e chegou ao Brasil em 2010.

*Informações do repórter Vitor Brown