Três radares devem ser instalados na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia
A Força Aérea Brasileira vai receber R$ 140 milhões do Ministério da Segurança Pública para investir em monitoramento das fronteiras. A assinatura do protocolo de intenções ocorreu na sede do Comando de Operações Aeroespaciais em Brasília nesta terça-feira (27).
Os recursos serão destinados para aquisição e instalação de três radares nas fronteiras do Brasil com Paraguai e Bolívia no combate ao contrabando principalmente de drogas e armas. A previsão é que os equipamentos sejam instalados nas cidades de Corumbá, Ponta Porã e Porto Murtinho no Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Ministro da Segurança Pública, a ampliação da capacidade de visualização de movimentos aéreos em regiões fronteiriças do Brasil será um “duríssimo golpe” nas facções criminosas.
Atualmente, com a falta desses radares, aeronaves da Força Aérea fazem o patrulhamento. De acordo com Major Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich, o custo dos radares será menor e os aviões da FAB vão poder atuar em ocorrências mais seletivas.
Ainda foi anunciado que radares móveis também serão adquiridos pela Força Aérea Brasileira.
Na próxima sexta-feira, o Governo Federal deve repassar R$ 20 milhões à Marinha. Neste caso, os recursos serão utilizados para o monitoramento e apreensão de drogas no litoral do Estado do Rio de Janeiro.
*Informações do repórter Afonso Marangoni
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.