‘Trocar experiências traz inovação para comunidade homoafetiva’, afirma coordenador de política LGBTI

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2019 11h07 - Atualizado em 22/06/2019 12h24
  • BlueSky
Estadão Conteúdo A Avenida Paulista espera receber 3 milhões de pessoas na maior marcha pela diversidade do mundo

Aconteceu em São Paulo, entre os dias 20 e 23 de junho, a III Assembleia da Rede Latino-americana de Cidades Arco-íris (RLCA). O evento tem como objetivo discutir as políticas públicas voltadas ao público LGBTI das cidades participantes.

O coordenador de política LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, Ricardo Dias, reforçou a importância do evento. “É muito importante apresentar isso para as cidades latino-americanas como também para o mundo, tendo em vista o investimento do prefeito Bruno Covas e da Secretaria”.

Na cidade de São Paulo, os quatro Centros de Cidadania e o Transcidadania são os principais projetos voltados ao público LGBTI. “Nessa troca de experiência buscamos ideias de novos projetos para tentar implementar sempre algo inovador”.

Ricardo considera muito importante o apoio da Prefeitura de São Paulo para que o atendimento de qualidade seja mantido. “Nos Centros nós recebemos casos de denúncia de LGBTfobia, damos orientação psicológica e jurídica para as vítimas. E no Transcidadania a gente procura desenvolver a melhoria na qualidade de vida dos travestis e transexuais e ajudar na inserção delas no mercado de trabalho”.

No Brasil, a maioria dos dados divulgados sobre a população do LGBTI acontece informalmente, através do Grupo Gay da Bahia. O país ainda carece de um órgão público para mensurar os dados que envolvam essa parcela da população.

“Aqui em São Paulo faremos um Censo com a população trans. Levantaremos quantas pessoas vivem em situação de vulnerabilidade, quantas delas estão estudando ou inseridas no mercado de trabalho, quantas precisam de auxílio de projetos sociais”, completa Dias.

Neste domingo (23) acontece na cidade a 23ª Parada do Orgulho LGBT. A Secretaria Municipal dos Direitos Humanos estará presente com cinco trios elétricos, viabilizados em parceria da Prefeitura de São Paulo e da organização do evento. A Avenida Paulista espera receber 3 milhões de pessoas na maior marcha pela diversidade do mundo.

A Jovem Pan realizará uma cobertura ao vivo do evento pelo Youtube das 13h às 17h.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.