Trump desafia Suprema Corte e mantém questão sobre cidadania no Censo 2020
Desafiando uma decisão da Suprema Corte do país, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos decidiu voltar atrás, nesta quarta-feira (3), sobre a decisão de não incluir uma pergunta sobre cidadania no Censo 2020. O órgão disse que, sob ordens do governo do presidente Donald Trump, está buscando uma forma de acrescentá-la ao questionário.
Na terça-feira (2), o secretário do comércio, Wilbur Ross, havia dito que os formulários do Censo já estavam sendo impressos sem a pergunta, mas foi desautorizado por Trump, que disse no Twitter que o anúncio feito por Ross era falso. “Estamos absolutamente seguindo adiante, como devemos, por causa da importância da resposta a essa questão”, escreveu o presidente na data.
Entenda
Na última quinta-feira (27), a Suprema Corte americana proibiu a inclusão da pergunta no Censo do ano que vem. A questão pedida por Trump permitiria saber o status de legalidade dos imigrantes no país. Críticos à ideia acreditam que esta é uma forma de intimidar os imigrantes e também interferir no colégio eleitoral.
*Com informações da repórter Camila Yunes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.