Trump propõe encontro com ditador da Coreia do Norte após G20

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2019 09h55
EFEÚltima reunião entre Trump e Kim foi realizada no Vietnã em fevereiro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs pelo Twitter um encontro com o ditador norte-coreano Kim Jong- Un. O republicano afirmou pela rede social que gostaria de se reunir com ele “apenas para apertar a mão e dizer um olá”. 

Trump propôs que o possível encontro aconteça na fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

Neste sábado (29), o americano deixa o Japão, onde participou da cúpula do G20, e segue com o presidente sul-coreano Moon Jae-in para uma reunião em Seul.

O chanceler sul-coreano disse nesta sexta-feira (28) que os Estados Unidos pretendem estabelecer conversas construtivas com a Coreia do Norte sobre o acordo de desnuclearização. 

Moon Jae-in afirmou que há a possibilidade de ser marcada uma terceira cúpula bilateral para retomar as negociações entre Estados Unidos e Coreia do Norte, que no momento estão paradas.

A última reunião entre Trump e Kim foi realizada em Hanói, no Vietnã, em fevereiro. Na ocasião, o republicano disse decidiu não assinar o acordo porque a Coreia do Norte exigia o fim de todas as sanções impostas pelos Estados Unidos.

Apesar das negociações não terem avançado, Kim Jong-Un e Donald Trump têm trocado elogios e cartas, sinalizando uma boa relação entre eles.

*Com informações da repórter Camila Yunes