Trump propõe encontro com ditador da Coreia do Norte após G20
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs pelo Twitter um encontro com o ditador norte-coreano Kim Jong- Un. O republicano afirmou pela rede social que gostaria de se reunir com ele “apenas para apertar a mão e dizer um olá”.
Trump propôs que o possível encontro aconteça na fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.
Neste sábado (29), o americano deixa o Japão, onde participou da cúpula do G20, e segue com o presidente sul-coreano Moon Jae-in para uma reunião em Seul.
O chanceler sul-coreano disse nesta sexta-feira (28) que os Estados Unidos pretendem estabelecer conversas construtivas com a Coreia do Norte sobre o acordo de desnuclearização.
Moon Jae-in afirmou que há a possibilidade de ser marcada uma terceira cúpula bilateral para retomar as negociações entre Estados Unidos e Coreia do Norte, que no momento estão paradas.
A última reunião entre Trump e Kim foi realizada em Hanói, no Vietnã, em fevereiro. Na ocasião, o republicano disse decidiu não assinar o acordo porque a Coreia do Norte exigia o fim de todas as sanções impostas pelos Estados Unidos.
Apesar das negociações não terem avançado, Kim Jong-Un e Donald Trump têm trocado elogios e cartas, sinalizando uma boa relação entre eles.
After some very important meetings, including my meeting with President Xi of China, I will be leaving Japan for South Korea (with President Moon). While there, if Chairman Kim of North Korea sees this, I would meet him at the Border/DMZ just to shake his hand and say Hello(?)!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 28, 2019
*Com informações da repórter Camila Yunes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.