Trump participa de celebrações na França e fala em negociações sobre Acordo de Paris
No dia 14 de julho se comemora a queda da Bastilha, o início da Revolução Francesa e os 100 anos da entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.
Em um dia tão importante para os franceses, o presidente Emmanuel Macron fez questão de convidar o presidente americano Donald Trump para acompanhar o desfile.
O americano chegou nesta quinta (13) a Paris e participou de uma entrevista coletiva juntamente com o presidente francês.
Trump agradeceu o convite de Macron e deixou em aberto a possibilidade de os EUA retornarem ao Acordo de Paris sobre o clima: ”Presidente Macron, obrigado por convidar minha mulher e eu para essa celebração histórica. Nós vamos conversar sobre o acordo de Paris, vamos ver o que pode acontecer. Este é um assunto importante, que discutiremos nos próximos meses e se houver um acordo seria ótimo, mas caso não haja, também vai ficar tudo bem”.
Em junho, o líder americano anunciou a saída dos EUA do acordo de Paris, que trata de mudanças climáticas, afirmando que o texto era desvantajoso para os americanos.
Em resposta, Macron espera que Trump possa repensar melhor sobre o assunto, mas que respeita a decisão do presidente americano: “sobre o acordo de Paris, nós não concordamos, há divergência de opiniões, isso está claro e já falamos antes sobre o assunto. Eu acho importante que nós possamos discutir ainda mais para avançar nesse tema e eu respeito a decisão do presidente Trump”.
Macron também explicou que França e Estados Unidos têm pontos de convergência essenciais como a luta contra o terrorismo.
Sobre o Iraque e a Síria, os dois líderes concordaram em estabelecer um plano conjunto de ação para o futuro dos dois países.
Confira as informações do correspondente da Jovem Pan na Europa, Ulisses Neto:
*Informações do repórter Victor Moraes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.