Trump pressiona membros do próprio partido a aprovar verbas para muro na fronteira com México
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou seu próprio governo se o Congresso americano não incluir uma quantia de US$ 5 bilhões para construir o muro na fronteira com o México.
Trump se pronunciou durante uma discussão na Casa Branca com os líderes democratas na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e no Senado, Chuck Schumer.
O presidente americano disse que se não conseguir o que quer, vai fechar o governo devido à falta de segurança na fronteira. Ele provocou os democratas e falou que se eles não ajudarem, as Forças Armadas vão construir o restante do muro.
Os líderes democratas fizeram uma oferta de US$ 1,3 bilhão para a segurança na fronteira, mas expressaram rejeição ao projeto do muro. Para eles, é gastar muito dinheiro e não resolver o problema.
Trump insistiu que construir o muro é necessário porque há uma emergência nacional causada pelos imigrantes ilegais e pelos traficantes de drogas que entram no país.
A barreira na fronteira com o México foi uma das principais promessas de campanha do presidente americano, mas tem enfrentado resistência do Congresso desde o início do seu mandato. No ano que vem os democratas vão tomar o controle da Câmara dos Deputados e assumirão a maioria dos assentos da Casa.
A partir daí, ficará cada vez mais difícil para Trump aprovar as verbas para a construção do muro.
*Informações do repórter Victor Moraes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.