UE começa a se preparar para guerra comercial com os EUA

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 10/04/2019 09h25
EPA/Patrick SeegerO governo de Donald Trump ameaça impor tarifas da ordem de 11 bilhões de dólares em uma ampla gama de produtos europeus

Como se a União Europeia já não tivesse problemas suficientes para lidar agora surge a perspectiva de uma guerra comercial com os Estados Unidos.

O governo de Donald Trump ameaça impor tarifas da ordem de 11 bilhões de dólares em uma ampla gama de produtos europeus, que vão desde queijos e vinhos até a helicópteros e aviões.

A Casa Branca quer retaliar a Europa por conta dos subsídios bilionários concedidos para a fabricante de aeronaves Airbus, a única grande concorrente da americana Boeing.

Os incentivos estatais foram considerados ilegais pela Organização Mundial de Comércio.

No Twitter, Trump acusou a Europa de tirar vantagem da relação com os Estados Unidos há anos e que isso agora vai acabar.

Os investidores por aqui acreditam que a relação entre os dois lados do Atlântico pode estar rumando para algo semelhante a disputa comercial entre Washington e Pequim.

Como a disputa com os chineses caminha para uma solução, os canhões de Trump começaram a mirar outro alvo.

A União Europeia, por sua vez, também afirma estar preparando suas próprias retaliações em retaliação aos incentivos fiscais que a Casa Branca concede para a Boeing.

Mais relevante que as barreiras comerciais em si, é o clima de conflito entre americanos e europeus que se desenha.

Sobretudo agora que a União Europeia se prepara para a desfiliação da Grã Bretanha que inevitavelmente trará impactos para a economia do bloco.

Em especial se o divórcio litigioso ocorrer na próxima sexta-feira, opção que, por incrível que pareça, ainda é real.

Nesta terça-feira (09), o bloco deu sinais de que não aceitará o pedido de extensão curta do Brexit, como pediu Theresa May.

A oferta europeia deve ser mesmo para uma prorrogação de longo prazo, o que vai aumentar ainda mais o clima de conflito aqui em Londres